Quando criamos um perfil do Instagram umas das primeiras dúvidas que surge é: como posso ganhar seguidores? Esse é um questionamento comum. Mas antes de pensarmos em aumentar o número de seguidores devemos analisar algumas questões.
Uma conta comercial do Instagram tem por objetivo fazer divulgação de uma marca, de produtos, e consequentemente conquistar mais clientes. Certamente quanto mais pessoas acessando o seu conteúdo, se ele for relevante, maior a chance de mais pessoas se tornarem clientes do seu negócio.
Mas antes de desejar um aumento numérico de pessoas seguindo o seu perfil, você precisa se perguntar:
– O meu perfil está alinhado ao objetivo pelo qual eu criei a conta no Instagram?
– Como está estruturada a minha produção de conteúdo? Existe uma linha editorial de conteúdo definida? E uma frequência nas postagens – para que as pessoas estejam sempre recebendo os conteúdos da empresa?
– Eu já defini todas as características do público alvo da minha marca? Quem são as pessoas que desejo alcançar? Que interesses e hábitos de consumo online elas tem?
– Tenho uma estratégia de venda online? Existe um funil de vendas? Como é realizada a captação dos leads que irão se tornar clientes? Como é realizado o relacionamento com as pessoas que chegam na página?
Essas são apenas algumas das questões que precisam ser estudadas antes mesmo de pensar em crescimento numérico de pessoas. Marketing no Instagram vai muito além do número de seguidores.
A quantidade de seguidores não necessariamente está atrelada a faturamento. Existem perfis atualmente com mais de um milhão de seguidores e que não conseguem monetizar com seus produtos. E por outro lado existem páginas com menos de mil seguidores que já faturaram mais de cinco, seis dígitos em vendas.
Não é a quantidade de seguidores que determina o resultado, mas sim a estratégia de vendas que você utiliza com as pessoas que já estão lá no seu perfil. Quando se tem uma boa estratégia funcionando, o aumento do número de seguidores pode sim contribuir para um melhor resultado.
A princípio parece ruim ter um perfil pequeno com poucos seguidores, mas existem algumas vantagens. Vamos ver a seguir algumas vantagens de se ter um perfil iniciante no Instagram.
- Com um perfil pequeno – com poucos seguidores, você consegue personalizar o atendimento. Consegue dar atenção a quem está te seguindo. Conversar individualmente no direct. Fazer “pequenas entrevistas”. Conversar com as pessoas no 1 a 1 para entender suas dúvidas, seus gostos, suas necessidades e consequentemente oferecer uma melhor solução. Esse relacionamento individualizado contribui não só para gerar maior satisfação no cliente, como também para fidelizá-lo. Afinal quem não gosta de ter uma empresa especialista em resolver seus problemas e disposta a oferecer os melhores produtos e soluções?
- Quanto menos seguidores maior é a entrega orgânica dos conteúdos.
Quando o perfil está no início, as postagens são entregues para grande parte da audiência. A medida que aumenta o número de seguidores também diminui a entregabilidade do conteúdo pelo Instagram.
Obviamente que não desejamos ter sempre poucas pessoas no perfil, mesmo que a entrega seja melhor. Almejamos sim crescer cada vez mais o número de seguidores. No entanto, quando se está no início é importante aproveitar a alta taxa de entrega dos conteúdos no Instagram, para criar postagens interessantes o suficiente para serem compartilhadas. E com isso, atrair mais pessoas.
À medida que a sua empresa conseguir ganhar relevância com as primeiras pessoas que atender através da rede social, ficará bem mais fácil crescer. E você poderá criar um acervo de feedbacks. A cada depoimento de satisfação, e comentário positivo que receber, separe essas mensagens e divulgue-as através dos seus stories ou até mesmo no feed. Quanto mais pessoas falando bem da sua marca, mais pessoas se sentirão confiantes em adquirir seus produtos. É a famosa “prova social”: outras pessoas falando bem da sua empresa. A prova social gera mais credibilidade do que o elogio do próprio dono. Por isso use e abuse desse recurso. Peça sempre um feedback dos seus clientes: em texto, áudio, ou até mesmo em vídeo. E utilize esse material dentro dos seus conteúdos de divulgação.
Crescer no Instagram de maneira orgânica, sem investimento, é sempre um desafio. Desafio este que requer muito trabalho e dedicação. Por isso é aconselhável que todo negócio, mesmo que no início, tenha uma verba reservada para anúncios. Para geração de tráfego. Pois essa é a maneira hoje mais rápida e eficiente de conseguir seguidores. Por alcançar um maior número de pessoas com seus conteúdos. Realizar o tráfego pago mesmo investindo um valor baixo, é a forma mais rápida de aumentar seus resultados.
Ainda assim vale lembrar que se você não tem uma estratégia de venda bem definida, de nada adiantará trazer pessoas novas ao seu perfil. Por isso, ao iniciar os anúncios patrocinados é de extrema importância que você tenha estruturado todo o caminho em que o lead irá percorrer. A pessoa que ver o seu anúncio será direcionada para o seu perfil? Será direcionada para uma oferta? Ou será direcionada para um canal de comunicação direta com você, como o WhatsApp ou o Direct do Instagram, por exemplo? Tudo isso precisa ser pensado, para que essas pessoas não se percam e consigam efetuar a venda. Mesmo que o objetivo seja a princípio levar as pessoas para o seu perfil do Instagram é necessário ter uma estratégia de retenção.
Tão importante quanto ter seguidores é ter o contato dessas pessoas. Seja e-mail ou telefone. Sabemos que um seguidor pode deixar de seguir seu perfil a qualquer momento. Por isso não se deve ficar refém do fato de a pessoa te seguir no Instagram. Mas sim, entender a necessidade de um relacionamento mais sólido. Quando você cria a oportunidade de captar o telefone ou e-mail da pessoa, mesmo que ela deixe de seguir sua página, você tem um ponto de contato. Onde conseguirá enviar mensagens e estreitar o relacionamento. Por isso é fundamental criar listas. Listas de leads ou prospectos, e lista de clientes. E para cada lista existe uma estratégia de comunicação e relacionamento diferente que você irá abordar de acordo com a característica do seu negócio.
A missão de quem conta com o Instagram na sua estratégia de marketing é não depender somente do Instagram. Mas sim fazer dele um dos canais de captação e comunicação com os clientes e prospectos.
Vimos então que a estratégia de vendas vai muito além de somente aumentar o número de seguidores. E que seguidores por si só não representam o sucesso do seu negócio. Se eles não gerarem faturamento.
Gostaria de saber mais sobre esse assunto? Deixe seu comentário. Estamos à disposição para ajudar.