A maioria dos empreendedores e donos de negócio sofrem com um dilema: não ter tempo para fazer o marketing da sua empresa nas redes sociais. Isso é natural e muito comum. Embora saibamos da importância de se dedicar tempo em criar as postagens, estruturar sua publicidade no meio online, através das midias sociais, também sabemos o quanto o dia a dia de quem empreende é sobrecarregado de atividades.
O objetivo desse artigo não é excluir a necessidade do uso das redes sociais no marketing da sua empresa, mas sim apresentar alternativas que farão com que o tempo gasto em tal atividade seja otimizado da melhor forma possível.
Embora alguns pontos abordados a seguir pareçam óbvios, vale considerar cada tópico e aplicá-lo em conjunto para que a rotina da sua empresa seja mais eficiente. Vamos lá? Papel e caneta na mão.
1 – Comece com um planejamento
Existe uma frase que diz: “quem não dedica tempo em planejar, planeja fracassar”. Sabemos o quanto um bom planejamento de marketing facilita o dia a dia no trabalho. A ideia aqui é planejar as ações que precisam ser executadas no dia, na semana e no mês.
Se você é o responsável por lidar com as redes sociais do seu negócio é importante que tenha um planejamento claro do que fazer para que não se perca no processo. Para que não gaste o tempo de execução tentando entender a “bagunça” ocasionada quando as ideias estão fora de ordem.
Nesse planejamento é importante constar:
– Quais redes sociais você precisa produzir conteúdos diários? Facebook, Instagram, Telegram, Twiter, LinkedIn…?
– Quantos posts precisam ser publicados por dia em cada rede?
– Quais temas serão abordados?
– Quais formatos de conteúdo? Vídeo, texto, imagem…?
– Quais objetivos de cada publicação? Venda, Engajamento, conteúdo educacional…?
– Quais ferramentas você irá precisar? Aplicativos de edição de vídeo, imagem.
Liste tudo o que você irá precisar para construir um calendário editorial. Calendário este em que irá constar todos os conteúdos; o que será postado e quais ferramentas serão necessárias para executar o trabalho.
2 – Otimize os conteúdos
A forma mais eficiente de ganhar tempo na hora de produzir as postagens é pensar em conteúdos que poderão ser utilizados em mais de um canal. Um vídeo gravado para o Instagram por exemplo, pode ser repostado em formato de carrossel no Facebook, pode ser enviado em texto no Telegram, pode ser colocado no status do WhatsApp, pode virar um artigo no LinkedIn. A ideia é transformar o mesmo conteúdo em diferentes formatos de entrega, de acordo com a rede social. Dessa forma você não precisa ter muitas ideias de conteúdo. E sim entregar a mesma informação de diferentes maneiras possíveis.
Experimente fazer uma lista de dez temas que tem a ver com o seu negócio. Selecione assuntos que seu público tem interesse em saber mais. Para cada tópico você pode criar um pequeno texto e postar em diferentes formatos em cada rede social.
3 – Automatize os processos
O segredo de quem trabalha gerindo redes sociais é a automatização dos processos. Aqui iremos falar de algumas formas de automatizar, e de facilitar a execução de algumas tarefas para que sejam feitas da forma mais rápida possível.
-Agendamento de postagens no Estúdio de Criação do Facebook
O Facebook oferece hoje gratuitamente uma ferramenta de agendamento de postagens. O Estúdio de Criação permite que você programe o que será postado no Instagram – no feed e no IGTV, e no Facebook – na página da sua empresa. Nele é possível programar suas publicações semanais e até mesmo mensais. Dessa forma você economiza o tempo em que teria que ir manualmente todos os dias no Instagram e no Facebook criar as publicações. No Estúdio de Criação é possível programar para que cada postagem seja publicada no Instagram e no Facebook simultaneamente. O que, de fato, leva a uma boa economia de tempo.
– Ferramentas pagas de agendamento
Uma outra alternativa de automatizar o agendamento das postagens são as ferramentas pagas. Diferente do Estúdio de Criação que é uma ferramenta gratuita do Facebook, existem outras que permitem o agendamento em mais redes sociais. O mLabs por exemplo, é uma ferramenta que permite automatizar as publicações além do Facebook e Instagram, no Twiter, LinkedIn, Pinterest e Youtube. Essa ferramenta possui diferentes planos que vão variar de acordo com o perfil do seu negócio, e a forma como deseja trabalhar o marketing da sua empresa. Essa sem dúvida é mais uma forma de otimizar o tempo gasto publicando nas redes sociais.
– Utilize templates
Outra forma de otimizar o tempo de criação dos conteúdos é a utilização de templates editáveis. Existem ferramentas como o Canva por exemplo, que oferecem gratuitamente modelos prontos para as suas publicações. No Canva é possível encontrar desde posts estáticos até posts animados. Em diferentes formatos de acordo com a rede social. Os modelos já vem formatados nas medidas padrão do Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, WhatsApp… etc.
Quando você tem a identidade visual da sua marca previamente definida é só trocar as cores dos templates pelas cores da sua marca e ajustar o conteúdo – textos e imagens.
Esses modelos prontos de publicação facilitam muito caso você não seja especialista em design e não tenha alguém responsável por isso na sua empresa. Com um banco de templates a sua disposição você consegue criar postagens em grande quantidade e de maneira mais rápida.
Quanto mais tarefas você conseguir automatizar mais fácil e eficiente será o trabalho de marketing da sua empresa e com isso você não precisará dispor de tanto tempo para se fazer presente nas redes sociais.
Agora que você já planejou as ações a serem executadas; listou os conteúdos e entendeu como automatizar os processos através de algumas ferramentas, é hora de divulgar seu negócio. As pessoas estão nas redes sociais, é importante que a sua empresa, o seu negócio local, esteja lá.
Mesmo que você delegue o marketing do seu negócio é importante que você saiba como ele funciona. Esperamos que esse conteúdo possa contribuir para o seu trabalho.
Esse conteúdo foi útil? Deixe-nos saber disso. Estamos à disposição para aprimorar o marketing de pequenos e grandes negócios.