Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on telegram

O que eu devo postar no Instagram da empresa?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on telegram
O que devo postar no instagram da empresa?

O Instagram é hoje umas das redes sociais mais utilizadas quando o assunto é divulgar a sua empresa, seus produtos e serviços. Mas uma dúvida recorrente é: o que postar afinal de contas no Instagram? Quais tipos de conteúdos trarão mais resultados?

 

E um fato é: não existe uma resposta pronta para essa pergunta. Pois algumas variáveis devem ser consideradas para que se alcance o resultado desejado. 

 

Citaremos duas: 

1-Perfil do seu negócio: em qual mercado você está inserido? Quais são as características particulares do seu empreendimento? O que você vende ou deseja vender? Tudo isso precisa ser levado em conta no momento de criação dos conteúdos.

 

2-Perfil do seu público comprador: quais assuntos/temas e formatos de coteúdos o seu público mais consome, mais se interessa? Dependendo do seu público faz muito mais sentido produzir vídeos com tutoriais explicando seus produtos do que apenas imagens estáticas.

 

Depois de analisar e estudar o seu mercado, o seu negócio, e o perfil do seu cliente, vamos a algumas dicas de como trabalhar no Instagram da melhor forma para gerar resultados efetivos para o seu negócio. Utilizando, é claro, todas as ferramentas que o Instagram oferece.

 

No Intagram é possível alcançar públicos que gostam de diferentes formatos de conteúdo. Por isso é importante usar todas as ferramentas como: IGTV, Stories, Reels, Feed, Lives… explore todas as possibilidades.

 

IGTV

– No IGTV você consegue postar vídeos de 1 a 60 minutos de duração. Ideal para você criar vídeos com tutoriais de algum produto; vídeos ensinando algum assunto relevante para a sua audiência. Nessa ferramenta é possível criar vídeos mais densos, mais técnicos. Conteúdos esses que vão favorecer as pessoas a entenderem de forma mais aprofundada sobre o que você tem a oferecer. O público que assiste vídeos mais longos costuma ser um público muito mais propenso a comprar. Pois se ficaram mais de 30 minutos assistindo um vídeo da sua marca, tendem a confiar muito mais no seu trabalho. Principalmente, é claro, se o conteúdo do vídeo tenha gerado um real valor para a pessoa. Sempre que possível produza conteúdos longos – acima de 30 minutos –  isso certamente elevará o nível de consciência das pessoas e as prepararão para um próximo passo, de compra.

 

Stories

– Nos Stories você pode interagir com seu público abrindo caixa de perguntas pedindo as pessoas para enviarem dúvidas. É um espaço excelente para estabelecer o diálogo, criar um relacionamento com o público, sempre fomentando enquetes, pedindo opinião, fazendo as pessoas interagirem com sua  marca.

 

Também é um lugar onde você pode compartilhar os bastidores da sua empresa. Por ser uma ferramenta cujas postagens duram apenas 24 horas, é um recurso interessante para manterem as pessoas engajadas com seu perfil. Como se fosse uma “novela”, onde todos os dias tem acontecimentos diferentes e que as pessoas gostam de acompanhar. A rotina da sua empresa por mais desinteressante e monótona que pareça, pode interessar a alguém. Por isso não economize nos stories. Mostre os processos que garantem o funcionamento do seu negócio. Isso gera credibilidade para sua marca e as pessoas se sentem confiantes em comprar de uma empresa que preza pela transparência.

 

Reels

– Os Reels entre todas, é a ferramenta mais recente criada pelo Instagram. Seu formato permite a criação de vídeos de 15 a 30 segundos de duração para a maioria das contas. Para alguns perfis já foi liberado a duração de 60 segundos. 

 

Esse é um formato de conteúdo que permite a criação de vídeos dinâmicos, ensinando um passo a passo de forma rápida. É um tipo de conteúdo fast food, ou seja,  de rápido consumo. Pela sua característica, os reels tendem a viralizar com facilidade, o que tem a chance de atrair mais seguidores. Mas nele não é possível criar um conteúdo denso e profundo para o seu público. Por isso a importância de variar entre os formatos. E não basear a estratégia somente em reels.

 

Feed

– No feed é onde ficarão salvos grande parte dos seus conteúdos. Nele você pode utilizar, frases, fotos, imagens, vídeos… todos os formatos possíveis de conteúdos que representem o seu negócio. E claro, que façam com que as pessoas fiquem cada vez mais interessadas no seu trabalho. Algumas empresas gostam de utilizar o feed como uma “vitrine” dos seus produtos. Mas uma alternativa interessante é alternar entre imagens de produtos e conteúdos mais explicativos e educacionais em vídeos ou carrosseis, por exemplo.

 

Lives

– Lives são conteúdos que devem estar presentes nas estratégias de marketing para negócios locais. Imagine você abrindo uma live no seu estabelecimento mostrando o movimento das pessoas na sua loja, por exemplo. Explicando o uso de alguns produtos, fazendo demonstrações e até mesmo podendo vender para quem estiver ao vivo. Essa estratégia já é muito utilizada por várias empresas, como forma de divulgar e ao mesmo tempo vender seus produtos. Eventos ao vivo geram conexão com as pessoas que estão acompanhando. Passam credibilidade e confiança. Vale a pena avaliar como fazer, e testar no seu negócio.

 

Além disso, as lives são muito utilizadas para aumentar o alcance do seu perfil através de parcerias. Você conhece pessoas que tem outros negócios, e que tem um público que é compatível com o seu? Uma ótima estratégia é fazer live em conjunto com outras pessoas. Empresários do seu ramo ou de áreas diferentes. O Instagram permite hoje fazer live com até 4 pessoas simultaneamente. A vantagem das lives em conjunto é que os seguidores que acompanham um perfil acabam tendo acesso aos outros perfis através da live. É uma ótima forma de compartilhar seguidores e divulgar seu negócio.

 

Agora que você tem uma boa noção do que postar em cada ferramenta do Instagram, basta criar um calendário editorial, ou calendário de postagens. Um dica para construir seu calendário:

 

Escreva pelo menos 30 temas ou dúvidas que seu público tem sobre seus produtos. Em seguida escolha quais dessas dúvidas podem ser solucionadas em live, vídeo do igtv, carrossel, imagem, texto…. etc. Depois de escolher os formatos em que esses conteúdos irão para a rede social, distribua-os em um calendário semanal e mensal. Se você escolheu 30 temas terá um conteúdo por dia durante um mês.

 

Essa é uma estratégia simples que fará com que você tenha sempre o que postar. E a medida que as pessoas forem interagindo com seus conteúdos você verá que novas questões irão surgir e você terá temas para novos posts.

 

Gostou desse conteúdo? Deixe-nos saber disso, envie seu comentário. Estamos a disposição para ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *