Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on telegram

Como posso vender mais usando a internet?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on telegram

A internet apesar de já ser usada há mais de 10 anos como canal de venda por algumas pessoas e empresas, apenas agora as empresas mais tradicionais e locais estão acordando para essa necessidade, justamente por esta facilidade da Internet de conectar tudo a todos em “qualquer lugar”.

Uma vez que você tenha decidido seguir essa jornada com sua empresa, é necessário entender alguns pequenos detalhes que às vezes acabam sendo negligenciados ou mal interpretados. É fundamental para o sucesso no meio digital entender que apesar de você não ter custo com aluguel, energia, água, entre outros custos fixos de uma empresa local com sede física, uma empresa digital ou virtual, também tem seus custos fixos e variáveis dependendo de seu seguimento.

Para manter-se bem posicionado no digital, você deve ter uma estrutura de canais bem alinhados, suas redes sociais devem ser alimentadas constantemente com conteúdo, em formatos de texto, imagens e vídeos, falando sobre as características e benefícios de seus produtos e serviços, o que demanda tempo e dedicação ou um profissional de design e editor de texto para transmitir de forma coerente a mensagem que você quer passar para seu cliente, e isso também demanda investimento.

Além das redes sociais, o site é sua sede no mundo virtual. Para ter um site bem personalizado com sua marca, que traga o ambiente ideal para seus clientes e funcione de forma integrada com todas as ferramentas de marketing e estatística, para que você possa entender o que precisa melhorar, também vai lhe gerar um custo inicial e manutenção mensal, são gastos que, se trabalhar as ferramentas de forma correta, passam a ser irrisórios.

Essa parte financeira será necessária praticamente em todos os projetos que envolverem a criação de uma plataforma, como site, blog ou loja virtual, porém a estrutura organizacional da empresa também precisa se adaptar à realidade do virtual, o planejamento estratégico e operacional deve estar em dia.

Portanto, busque antes de tudo entender quais investimentos são necessários, qual estratégia de marketing irá usar para impulsionar as vendas, entender como seu público alvo pensa e age na hora de consumir seu serviço ou comprar seu produto, fazer parcerias, analisar o nicho do seu mercado, estar preparado para as adversidades do mundo online, não deixar que os eventuais desafios sejam uma surpresa para o seu negócio, se atualizar constantemente sobre a área ou contratar uma equipe profissional que fará isso para você.

Esclarecido esses pontos fundamentais para aumentar as vendas, friso que é de suma importância investir no seu negócio para trazê-lo para o digital. Por mais que sejam muito atrativa, as facilidades de supostamente ter custo baixo, todo o dinheiro que você investir em estratégias de marketing, no treinamento da sua equipe e em um layout de site deixando-o claro e de fácil uso, compensará no resultado da maximização da demanda pelo seu serviço. 

Assim como qualquer empresa que trabalha com vendas, o mundo digital tem tempos bons e tempos ruins de vendas, claro que as proporções são diferentes, mas entenda esses pontos para que possa manter-se focado e são em períodos difíceis.

De forma genérica, podemos dizer que existem três pontos que qualquer empresa que queira ter êxito no digital deve cumprir.

Primeiro, tenha um bom produto. Apesar de parecer óbvio, não é tão simples assim, quando se trata de ter um bom produto, não estamos falando de como a empresa vê o seu produto, mas de como ele é percebido por seu cliente. O produto é útil? Resolve qual problema? Tem qualidade? Essas questões vão ajudá-lo a saber e entender melhor o valor que seu produto tem para o seu cliente, com isso poderá ajustar o que precisar para ter realmente um bom produto.

O segundo ponto é ter uma oferta irresistível. Isso não significa que você dará desconto sempre, mas significa que você deve estar atento ao preço que é cobrado na sua concorrência, e qual diferencial você tem sobre ela, não pode ser apenas preço, devem existir motivos além do preço dos produtos, que pode ser um atendimento, ambiente, organização, facilidades de pagamento, entrega, variedade e etc.

Tendo esses dois pontos principais, vem o terceiro, mostre para mais pessoas. Quando se tem esses dois pontos iniciais o que falta para vender mais é apenas mostrar sua oferta para mais pessoas, esta é a principal vantagem da internet sobre o local físico, é poder mostrar seus conteúdos, produtos e serviços para mais pessoas, dessa forma encontrará mais interessados e consequentemente, mais clientes chegarão.

Além do seu canal digital próprio de divulgação, use os meios gratuitos (Facebook, Instagram, Google Meu Negócio) e meios pagos (Google Ads, Facebook Ads) para alcançar cada vez mais pessoas. Dessa forma, suas vendas irão aumentar.

Para saber mais sobre esses três pontos ou as formas isoladas de divulgação, acompanhe pelo nosso blog os próximos posts, que abordaremos cada vez mais detalhes sobre esses assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros artigos